segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Rota das emoções - A bordo do Riba tour!

A programação de hoje estava no guia 4 rodas, além de ter sido recomendada pelo carioca vendedor de artesanato que conhecemos. Fomos até outro município da ilha de São Luís, chamado de Raposa. Logo de cara, da para ver bem que é uma colônia de pescadores mesmo. Assim que chegamos um dos locais nos abordou sem ser de forma grosseira, e nos perguntou se gostaríamos de fazer o passeio de barco. Já tinha lido na internet que o passeio levaria até a praia de carimã, e que valia a pena pois tinha umas dunas legais e etc..
Fechamos o passeio com o Ribamar ( como quase todos aqui no Maranhão se chamam por causa do padroeiro São José do Ribamar) e seguimos pra traineira dele. Escolhemos o passeio de média duração, e custou 45 reais por pessoa. Ele também disse que poderia fazer um peixe na brasa pra gente no barco, então escolhemos um peixe dos pescadores da região para levar pro passeio (pago por fora). Além disso, Ribamar ou "Riba" pro íntimos, também oferecia em seu barco cervejinha gelada, refri e água. Hehehe. No barco, o acompanhou para reforço, Edson de 16 anos, que quase não falava mas era gente fina.
 Apesar da traineira caber bem mais gente, como era segunda-feira, não tinha mais ninguém pro passeio que acabou sendo particular! Só nos 4, Riba e seu fiel escudeiro Edson. Hehehe. O que tenho a dizer é que o passeio do Riba nos surpreendeu demais! Foi muiiiito legal!  O barco passa por igarapés ( encontro de mares e rios) e  lugares onde nas margens há 4 tipos diferentes de mangues, os quais ele explicou todos os tipos para a gente. Também passamos por vários barcos de pescadores, e ele nos explicou a armadilhas montadas e que quando a maré vazasse os peixes ficariam presos.
Nossa primeira parada foi na ilha Itaputiua, onde Riba fez nosso peixe e nos levou em uma bandeijinha enquanto estávamos dentro d'água. Delícia! Não contava com esse almoço tão cheio de "mordomia" no meio do rio só nosso.  Riba arrasou!
Depois continuamos o passeio e nossa segunda parada foi em uma criação de ostras, no meio do igarapé. O criador pegou as ostras na hora e abriu para a gente comer. Ostras mais frescas, impossível! Delícia2!  Continuamos nosso roteiro e fizemos  mais um stop para mergulho, onde pudemos sentir a correnteza da maré já esvaziando.
Nossa última parada foi em Carimã ( parte da ilha do Sarney), onde pudemos ver e andar nas "fronhas maranhenses" , segundo eles. Atravessamos e chegamos onde estava o mar. Quando voltamos pro lado do rio para regressar para o barco, Rodrigo resoveu montar o kite e aproveitar o vento! Ele voltou ao ponto de início do nosso passeio "kiteando", enquanto nós fomos de barco acompanhando. ;)
Adoramos o passeio do Ribamar, e recomendamos o Riba tour! Abaixo tem o cartão dele que tirei foto para fazer propaganda. hehehe.
Voltamos a São Luís e ainda fomos ao Ceprama ( centro de artesanato do maranhão) para conhecer. É um pavilhão com várias barraquinhas de produtos típicos. Até compramos algumas coisas, mas eu quis voltar ao centro histórico na loja do nosso amigo carioca para comprar um bumba-meu-boi. Ele tem produtos lindos!
Após comprinhas e um aipim frito com carne seca no restaurante da pracinha do centro histórico, chamada de praia grande, voltamos.
O jantar esta noite foi em um japonês perto do nosso hotel. São Luís tem muitos restaurantes japoneses! Fiquei impressionada! Esse que comemos fica na área do lago de São Luís, e se chama kitaro. Bem bom, apesar de carinho.
Amanhã partiremos para Teresina, onde esperaremos o irmão do Rodrigo chegar para continuar viagem! Ainda voltaremos ao Maranhão no final da nossa viagem, pois iremos pros tão famosos lençóis!  Mas temos a sensação de que conhecemos bem a ilha de São Luís e de que conseguimos aproveitar o melhor dela. Foi realmente uma surpresa boa!  ;))
















Um comentário:

  1. Ótima dica. Parabéns e obrigada. Estou me planejando para ir ao Maranhão e com certeza vou procurar o Riba.

    ResponderExcluir