Conhecemos um carioca que tem uma loja de artesanato Mara no centro histórico que há 20 anos veio passar um Carnaval aqui e nunca mais voltou. Ele disse que naquela época a cidade parecia uma cidade européia. Hoje São Luís tem seus resquícios, mas infelizmente o centro histórico da cidade está caindo aos pedaços.
Bom, mas voltando ao nosso almoço, pedimos uma anchova na brasa com arroz de cuxá! Estava ma-ra-vi-lho-so! Acho que o melhor peixe que já comi. O arroz de cuxá é o prato típico daqui e é feito com essa erva que azeda um pouquinho chamada é claro, cuxá. Hehe. Tudo combinou nesse prato! RecomendadÍssimo!
Depois do almoço, fomos conhecer a parte litorânea. Bem legal. Engraçado como a maré estava baixa e o mar só começava depois de um pedação de areia. A única coisa ruim é que a água não é limpa. Por causa do porto, as águas são contaminadas e não se pode tomar banho nas praia de São Luís. Mas a galera aproveita bem a orla e a areia para oPraticar esportes. Vimos alguns corajosos kites na água também, mas espero que Rodrigo não se anime para cair... Depois de uma passeio de carro conhecendo a orla resolvemos checar um hotel que tínhamos visto no guia 4 rodas. Acabamos escolhendo ele mesmo, o soft in ponta da areia.
Deixamos as coisas e fomos dar uma volta no centro histórico. Já tinha escutado que o centro histórico estava acabadinho, mas eu fiquei impressionada com o descaso. Os azulejos históricos portugueses estão espalhados por todo o centro nas construções mas parece que não há nenhum programa de restauração ou conservação deste patrimônio. Tirando uma pequena pracinha onde há alguns bareszinhos e alguns prédios em melhor estado todo o resto está largado. Uma pena, pois aquela área bem preservada seria maravilhosa.
Ao sairmos do centro, passamos no supermercado bom preço e compramos coisas para nosso café da manhã. Depois resolvemos ir jantar na litorânea, em uma pizzaria que tínhamos visto de manhã. A pizzaria vignoli é bem gostosinha, e curiosa; tem se luvas da plástico para podermos comer a pizza que é de massa fininha com as mãos. Dessa vez, a maré estava cheia e a água começava bem mais perto do calçadão. É impressionante como se tem uma alteração tão grande! Não vemos isso pelo Rio...
O clima ali no sábado estava ótimo! Noite maravilhosa na orla maranhense!
Centro histórico |
guaraná jesus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário