domingo, 8 de dezembro de 2013

Rota das emoções - Chegamos a histórica São Luís do Maranhão

Pegamos o avião as 9:30 da manhã saindo do rio e chegamos a São Luís por volta de 11:30 hora local ( o Rio estava com horário de verão com uma hora a mais que aqui). Na saída do aeroporto já passamos na Localiza e alugamos um Duster. Como disse no post anterior, vamos fazer a rota das emoções por conta própria, de carro alugado. Estávamos com fome e logo que saímos do aeroporto já fomos almoçar. Como Marcelo e Denise estiveram aqui em abril, resolveram nós levar em um restaurante que eles tinham comido da vez anterior e tinham gostado.Se chama Dona Maria. O logo é o semblante de uma holandesa,  apesar do nome Português. Bem a ver com a história de São Luís, que mistura domínio holandês e português. São Luís também foi a única capital do Brasil fundada pelos franceses.  Interessante, né?
Conhecemos um carioca que tem uma loja de artesanato Mara no centro histórico que há 20 anos veio passar um Carnaval aqui e nunca mais voltou. Ele disse que naquela época a cidade parecia uma cidade européia. Hoje São Luís tem seus resquícios, mas infelizmente o centro histórico da cidade está caindo aos pedaços.  
Bom, mas voltando ao nosso almoço, pedimos uma anchova na brasa com arroz de cuxá! Estava ma-ra-vi-lho-so! Acho que o melhor peixe que já comi. O arroz de cuxá é o prato típico daqui e é feito com essa erva que azeda um pouquinho chamada é claro, cuxá. Hehe. Tudo combinou nesse prato! RecomendadÍssimo!
Depois do almoço, fomos conhecer a parte litorânea. Bem legal. Engraçado como a maré estava baixa e o mar só começava depois de um pedação de areia. A única coisa ruim é que a água não é limpa. Por causa do porto, as águas são contaminadas e não se pode tomar banho nas praia de São Luís. Mas a galera aproveita bem a orla e a areia para oPraticar esportes. Vimos alguns corajosos kites na água também, mas espero que Rodrigo não se anime para cair... Depois de uma passeio de carro conhecendo a orla  resolvemos checar um hotel que tínhamos visto no guia 4 rodas. Acabamos escolhendo ele mesmo, o soft in ponta da areia.
Deixamos as coisas e fomos dar uma volta no centro histórico. Já tinha escutado que o centro histórico estava acabadinho, mas eu fiquei impressionada com o descaso. Os azulejos históricos portugueses estão espalhados por todo o centro nas construções mas parece que não há nenhum programa de restauração ou conservação deste patrimônio. Tirando uma pequena pracinha onde há alguns bareszinhos e alguns prédios em melhor estado todo o resto está largado. Uma pena, pois aquela área bem preservada seria maravilhosa.
Ao sairmos do centro, passamos no supermercado bom preço e compramos coisas para nosso café da manhã. Depois resolvemos ir jantar na litorânea, em uma pizzaria que tínhamos visto de manhã. A pizzaria vignoli é bem gostosinha, e curiosa; tem se luvas da plástico para podermos comer a pizza que é de massa fininha com as mãos.  Dessa vez, a maré estava cheia e a água começava bem mais perto do calçadão. É impressionante como se tem uma alteração tão grande! Não vemos isso pelo Rio... 

O clima ali no sábado estava ótimo! Noite maravilhosa na orla maranhense!


Centro histórico



guaraná jesus





Nenhum comentário:

Postar um comentário