quarta-feira, 5 de junho de 2013

Chapada Diamantina - Pai Inácio; O cartão postal da chapada!

Acordamos, tomamos café na nossa pousada, arrumamos tudo e já fizemos check out. Dormiríamos nossa próxima noite, já em Andarái.
Carol e João sairam de Salvador por volta das 09:00, horário que nós ainda estavamos tomando café da manhã. O programado era curtir em alguma atração por ali por perto de Lencóis e esperar eles chegarem, pois iamos subir o Morro do Pai Inácio e depois seguir viagem para Andaraí.
O dono da nossa pousada tinha nos recomendado o rio mucugêzinho e poço do diabo para curtir o dia e esperar pelos dois. Nós marcamos como ponto de encontro com eles, o restaurante Mucugêzinho. É o local de apoio, onde tem o rio Mucugêzinho e poço do diabo.  Ele fica na Estrada em direção ao Morro do Pai Inácio, e é bem fácil achar.
Passamos pelo Mucugêzinho, mas curtimos mesmo foi o poço do diabo. Lá tem uma tirolesa de 16 metros até o "poço". Nós fomos e é bem legal. Rodrigo também inventou de pular de uma pedra quase da altura da tirolesa.
Toda a água, tanto do Rio Mucugêzinho, quanto do poço do diabo, é de uma coloração amarelada e única. Nunca tinha visto uma água desta cor.
Carol e João estavam previstos de chegar às 14:00 horas. Por volta de 13:30, nós voltamos e sentamos por algums minutos no bar feito em uma pedra no Rio Mucugêzinho. Quando estávamos nos programando para subir para o restaurante, ponto de encontro, eis que surgem os dois! Chegaram um pouco antes do que prevíamos e nosso amigo guardador de carro passou a mensagem de que estávamos lá em baixo. Almoçamos no restaurante Mucugêzinho mesmo e depois levamos eles ao poço para Carol ir na Tirolesa e João pular da pedra com Rodrigo.
Por volta de 15:30, saímos em direção ao morro do Pai Inácio. A idéia era ver o por do sol de lá de cima, e eu não tinha certeza de quanto tempo levaríamos para subir.
A gente sobe de carro até uma certa parte e lá se paga uma taxa de R$ 5,00 por pessoa. No fim das contas, a subida é bem tranquila e bem rápida. Uns 20 minutos no máximo.
A vista lá de cima é fenômenal. O morro do Pai Inácio é o cartão postal da Chapada Diamatina... E realmente é muito bem representado. Muito lindo.
Ficamos um tempão tirando fotos lá em cima. Quando chegamos ainda estava relativamente vazio de turistas, mas a medida que ficava mais tarde, mais gente chegava.... afinal ver o por do sol de lá de cima é um Must Do da chapada. Assistimos ao por do sol e logo partimos, pois a descida do morro iria certamente "engarrafar de pessoas".
Seguimos viagem após nossa expedição ao Pai Inácio. A distância de Lençóis a Andaraí é de aproximadamente 100 km. Chegamos lá por volta das 19:00h. Ficamos hospedados no Donnana Hostel.  Um albergue relativamente novo, apesar da decoração e do estilo ser todo histórico. Por ser albergue, os banheiros são coletivos. Ñós não sabíamos desse ponto quando reservamos, e só tinham dois banheiros. Well, Paciência. A sorte é que quase não tinha ninguém hospedado. No primeiro dia só tinha a gente mesmo.
Fomos jantar em um local recomendado pela Carolina, dona do nosso albergue. Kabana de pedra. Comemos uma pizza lá, e também provamos o arroz de garimpeiro, prato típico da região.
Depois voltamos pro nosso albergue.


Mucugêzinho

Poço do diabo e tirolesa





Pai Inácio





Nenhum comentário:

Postar um comentário