segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

USHUAIA road trip - Santiago: E a agitação de uma cidade grande...

Acordamos, tomamos café e fomos para concha y toro fazer nosso tour. A reserva on line foi feita para as 11:30 , tour simples em inglês. Mas na hora, o cara nos perguntou qual tour nós íamos querer e optamos pelo Marques, que era com degustação de queijos e vinhos especiais da, como o próprio nome diz, linha Marques.
Custou 17.000 pesos cada e nós ganhamos uma tábua de Madeira e um cálice da concha y toro. A degustação com a sommelier foi bem legal. Ela explicou com que queijos deveríamos tomar cada vinho e alguns fatos legais sobre vinhos, uvas, vinícolas e etc...
Depois voltamos para para Santiago ( a vinícola é em pirk ) deixamos o carro no hotel e fomos andando até a plaza das armas.
Marcelo e Denise, que já tinham ido a Santiago, nos falaram que nós tinhamos que conhecer um típico café de Santiago. Em nossas andanças acabamos passando por vários desses tais cafés. O esquema é o seguinte; as garçonetes todas usam roupinhas curtas e sensuais. Marcelo cismou que elas deviam servir mais do que cafézinhos ( se é que me entendem), e que o nome café era só fachada. De fato, elas e os velhos babões ( nós entramos em um deles e constatamos que a freguesia desses cafés é toda composta por velhos babões) batem altos papos...mas ainda assim eu não me conformei com a história de um café não ser só um café apimentado hehehe... Mais para frente, para furar ainda mais minha teoria de serem só cafés, vimos "cafés" com vidro fumê e decoração estranha do lado de fora. Aí pensei: "Esses de fato não vendem só cafezinho." Mas minha curiosidade não se assentou, e resolvi pesquisar sobre os cafés de Santiago. E eis o que descobri: Rumor has it, que em 1994 o dono de uma cafeteria no centro da cidade, vendo suas vendas e movimento caírem, resolveu inovar, e trocar os garçons, por moçoilas de vestidos colados na altura das coxas. A idéia do proprietário do Café Barón Rojo deu certo, e os outros donos de cafés copiaram a idéia, transformando o Café con Piernas, em um ícone da cidade. Essas casas, sçao etabelecimentos sérios, e só vendem café mesmo ( com um pouquinho de flerte). Maaaas, os cafés de vidro fumê, são de fato fachada para um outro tipo de serviço prestado..hehehe. Então já sabe; Se você pode ver o interior, é café, e se não pode, aí é outraaa coisa...
Andamos pela cidade e fomos almoçar no mercado municipal daqui de Santiago. Depois voltamos andando para o nosso hotel e Pegamos o carro. Fomos até o cerro san cristoban. Subimos de carro mesmo, não pegamos o furnicular. De lá, paramos no pátio bellavista para tomar uma cervejinha apreciando o clima super gostoso do lugar. Eu amei o pátio bellavista!  De lá fomos comer no restaurante que o trajano tinha indicado, Mais afastado do centrao. Marcelo e Denise já tinham ido lá por causa da indicação mas não tinham comido. Eles não nos contaram como era o restaurante, e quando chgamos lá vimos que era todo decorado de tema oceano. Muito maneiro. O nome é pacific ocean'S. Descobrimos que o dobo também tem mais dois resraurantes na mesma rua e em pertinho uns dos outros. Passamos para conhecer os outros que também são temáticos. Um de vilkings, que já marquei para minha próxima visita a Santiago e outro de mascaras de madeiras, meio indiano,ilha de Páscoa e Indonésia .voltamos para ob nosso hotel e fomos dormir para amanha acordar cedinho e partir para Mendoza...