quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Rota das emoções; Altas aventuras no Delta do Parnaíba!

Acordamos por volta das 7:00h, tomamos café no hotel e seguimos até o Porto dos Tatus, de onde saem os passeios do Delta do Parnaíba. Não tínhamos reservado com nenhuma agência ainda. Marcelo e Denise disseram que em abril conseguiram fácil lá na hora, e resolvemos fazer o mesmo esquema.
Fizemos bem, pois o mesmo passeio que tínhamos visto na agência de turismo no Porto das Barcas saiu pela metade do preço tratando diretamente com os caras no Porto dos Tatus.
Saímos de lancha voadora por volta das 09:00h da manhã com o piloto Frank. O passeio é muitoooo legal! Por alguns segundos me senti em uma atração da Disney! No jungle cruise ou algo do gênero.
A primeira parada é em uma pequena duna para tirar foto e tomar banho no rio se quiser. Voltamos pro barco e fomos adentrando os igarapés. Ficamos na torcida para tentar ver algum jacaré... Primeiro tentamos na chamada "toca da onça", mas só vimos uns peixinhos muito fofos "zoiudinhos"...eles tem 4 olhos e nadam meio pulando...
Quando entramos na chamada "toca da cobra" foi que tivemos uma surpresa! Estava olhando para a margem do mangue onde ficam os caranguejos, e de repente vi algo se mexendo. Consegui ver um rastro e um pedaço do rabo de um jacaré entrando super rápido na água! Gritei "ali"!!! Mas ele já tinha mergulhado...Frank chegou o barco mais perto e conseguimos ver só a cabecinha dele pra fora d'água.
Depois ele desapareceu...
Uns 100 metros a frente, Frank parou o barco na margem para tomarmos o tradicional banho de lama. Quem foi a pioneira a cair na lama cheia de caranguejo? Eu! Hahaha. Frank falou para eu dar um pulão do barco para a lama e assim eu fiz! Afundei direto, e fiquei enfiada na lama quase até o quadril. Hahaha. Ainda pegamos uns caranguejos na mão para tirar foto! E o medo de mergulhar no rio depois para se lavar, com o jacaré ali por perto? Hahaha
Continuamos o passeio e fomos até o delta do Parnaíba mesmo, onde o rio se encontra com o mar. Ali tem um banco de areia enorme, e todos os barcos param para a galera tomar banho. De um lado é maranhão e do outro é Piauí. Ficamos ali curtindo o banho na mistura das águas por um tempinho... A areia ali no fundo da água é curiosa...quando a gente pisa ela vai escorregando, mas não afundando... Muito diferente.
Na sequência, a parada foi para almoço, no lado maranhense. O restaurante sai caro se for pedir pratos... O esquema é pedir aperitivos que sai mais em conta.
Quando já estávamos retornado ao porto dos tatus, encontramos no caminho o sr. Raimundo pescando em seu barco. Frank nos contou que ele era um dos pescadores mais antigos dali e nós batemos um papinho com ele.
O Sr. Raimundo tem 83 anos, e está em ótima forma. Pesca todo dia e só para sustento próprio. Nos mostrou os peixes que ele tinha pego...piranha, bagre e etc... Posou para foto... Um fofo! Hahaha! E haja disposição heim, sr. Raimundo!? Arrasou!
Depois que nosso passeio chegou ao fim, ainda fomos até a Pedra do Sal, uma praia aqui de Parnaíba. No caminho de volta paramos nas rendeiras  e na associação dos trançados de santa isabel, que produtos feitos com a folha seca da carnaúba. Cada coisa linda!
A noite fomos comer a famosa torta de caranguejo daqui de Parnaíba, na caranguejo expresso. Muito gostosa. O restaurante fica na beira-rio.
Amanhã é dia de dar adeus a Parnaíba...seguiremos viagem em direção aos Lençóis maranhenses!
Primeira parada
O jacaré!


Depois do meu pulão na lama


Caranguejo

Delta do parnaíba






Não parece o jungle cruise?

nossa lanchinha pro passeio e Frank guiando
igarapés e mangues
Pedra do Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário