domingo, 15 de dezembro de 2013

Rota das emoções; Chegando a Barra grande - Piauí

Nosso destino final de hoje, fica no Piauí e é conhecido por ser um paraíso para os kitesurfistas. O nome desse lugarejo ainda pouco conhecido é Barra Grande.
Para fazer o trajeto Jericoacoara- Barra grande, nós optamos por um caminho alternativo, ao invés da tradicional saída de Jeri por Preá. Nossa escolha foi aproveitar para conhecer Camocim, uma outra cidade aqui do Ceará, fazendo o roteiro pela orla. Ligamos para o Buchudo e ele nos indicou o primo dele, Denis ( que por sinal foi o mesmo que nos ajudou por acaso no caminho para as lagoas) para nos levar até Camocim. Ele avisou que realmente precisava de guia para esse roteiro nosso, principalmente por se tratar de um caminho que praticamente só existe na maré baixa... Por isso poderia ter riscos de atolar se passasse por lugares errados.
Saímos de Jeri por volta das 8:45h da manhã, com Denis na frente em sua moto. Fizemos meio corrido o trajeto, por conta da maré. Ele parou no passeio do cavalo marinho, que é um dos  passeios oferecidos em Jericoacoara, mas nós resolvemos seguir em frente. Em Guriú, tivenos que atravessar o carro em uma balsa, e do outro lado paramos em Mangue Seco, que foi bem interessante. Realmente paramos em um Mangue mas no momento sem a água por conta da maré baixa. Denis disse que todos os dias aquela região enche de água quando a maré está alta...
Depois do mangue, passamos na frente do que seria Tatajuba, uma cidade que foi soterrada pela areia! Mais a frente conhecemos Nova Tatajuba, a cidade criada depois do soterramento...
Continuamos caminhando até chegar em uma segunda travessia de balsa, dessa vez para Camocim.
Atravessamos para a cidade e Denis se despediu da gente... Vou colocar o número dele aqui depois, caso alguém se interesse... Ele foi muito prestativo e muito gente fina. Nos cobrou 100 reais para nos levar até Camocim, pois de fato não é pertinho...
A partir de Camocim, pegamos estrada novamente, cruzamos a divisa de estados e chegamos em
Barra grande - Piauí.
Estamos hospedados em um hotel super voltado para kite surf, o BGK.  Ele fica na areia da praia mesmo!
O almoço hoje foi do lado do hotel, um filet mignon para 4 pessoas por 79,00 ( comemos os 5). E muito gostoso!
O mar estava mais mexido do que imaginei que deveria ser para a prática ideal do kite,  e a água não tão clara como esperada...mas acho que isso pode ser por conta da maré que estava alta..
Ainda assim, Rodrigo fez kite e estava super feliz.
Andamos até o final da Barra grande pela areia hoje, e é bem longinho... A galera faz esse trajeto de charrete exatamente por esse motivo ( não se pode ir de carro até lá por conta da desova de tartarugas). No final da Barra grande um dos "braços" do rio Parnaíba se junta com o mar.  Nós demos um mergulho lá enquanto o sol se punha e voltamos pro hotel.
Jantamos no La pizza, e as pizzas estavam muito boas!
Agora voltamos para nossa cabana e vamos repor as energias dessa caminhada pesadinha de hoje. ;)