quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rota das emoções; Monitores de peixes-boi por um dia no Piauí

O dia começou cedo! As 5:40h da manhã eu, Rodrigo, Marcelo e Victor já estávamos a caminho de Cajueiro da Praia para encontrar o pessoal do projeto de monitoramento dos peixes-boi ( Denise não poderia porque só podiam 4 pessoas no barco). Chegamos lá e conhecemos o Marcelo, um dos monitores. Aguardamos o outro monitor Marcinho chegar e embarcamos em uma canoa a vela até uma torre de observação no meio do mar. Quando eu digo torre de observação, quero dizer uma "casinha" suspensa de madeira.
O passeio de hoje foi basicamente acompanhar a rotina dos dois nas segundas, quartas e sextas-feiras. Esse é o trabalho deles. O programa é do instituto Chico Mendes de biodiversidade. Os peixes-boi ficam na pela região livremente, e como é uma região vasta, as vezes eles avistam e a vezes não. Nós não demos sorte, não conseguimos ver nenhum peixe-boizinho... Mas o passeio foi beeeem legal! Ficamos batendo papo com os dois, e ouvindo sobre suas experiências... No final das 4 horas de trabalho, a maré já estava bem baixa e quando chegamos na areia a paisagem estava lindíssima! Algo que não da para explicar direito e que a foto não captura com tanta beleza. É primordial esperar a maré baixar se você estiver visitando essa região. Toda a orla que vimos de cajueiro até barra grande, fica absurdamente linda com a maré baixa. Já na maré alta fica comum...
 Mesmo não avistando os peixes-boi eu recomendo o passeio para quem tiver um diazinho a mais na região. É de graça, você pode acompanhar a rotina de alguém com uma rotina completamente diferente da sua e ainda pode dar sorte de ver os peixes-boi!
Quando voltamos para o hotel em Barra Grande, já era quase hora do nosso check out.  Mas ainda deu tempo de comermos as ostras que tínhamos encomendado ao Márcio das ostras ( ele as levou lá no bar do hotel). Depois do nosso aperitivo, seguimos viagem passando pela praia de Atalia em Luís Correia, passamos por uma lagoa  perto da entrada de Parnaíba  chamada lagoa do portinho (onde a areia das dunas chega até o meio da pista), e enfim chegamos a Parnaíba.
Ficamos no hotel vila Parnaíba, que Denise e Marcelo ficaram em abril. Muito bonitinho.
Nosso almoço foi no bob's mesmo. Enquanto os meninos viam o jogo, eu e Denise fomos até o Porto das barcas e visitamos as lojinhas de artesanato. O Porto das barcas é uma região legalzinha, com ar de coisa antiga, que tem uns bareszinhos e agências de turismo também.
A noite, acabamos comendo por lá também. Nós demos uma volta na beira-rio mas achamos que a região do Porto das barcas estava mais agradável...
Agora só nos resta descansar...acordamos muitooo cedo!
Nós, Marcelo e Marcinho, na torre de observação dos peixes-boi



lindo demais na maré baixa





Nosso hotel em Parnaíba
Dunas invadindo a pista na lagoa do portinho - Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário