domingo, 22 de dezembro de 2013

Rota das emoções; Lençóis ( secos) Maranhenses.

Hoje depois de nosso café da manhã, o guia Cleilson apareceu em uma Toyota bandeirante no nosso hotel para nos buscar. O destino era o Parque nacional dos Lençóis Maranhenses.
O tempo estava meio nublado, mas pelo menos não havia sinal de chuva! Passamos na agência de turismo que fechamos o passeio ( a São Paulo Ecoturismo) para pegar mais um casal e seguimos para um local onde fazemos a travessia para o outro lado do rio. A gente tem que saltar do carro e subir na balsa e os carros são atravessados assim também.
O caminho até a área que somos obrigados a continuar a pé ( que é onde começam as dunas), é todo de trilhas de areia e carros 4x4 altos passam com dificuldade. O motorista tem que ser experiente para aquela área. É muito sacolejo o trajeto todo. Hahaha.
Essa época do ano não é a ideal para se conhecer os lençóis maranhenses, pois as lagoas estão secas... Só uma lagoa ainda está com água. Nós já sabíamos disso, mas mesmo assim queríamos ir.
De fato, conhecer os lençóis nessa época não impactou tanto quanto o esperado. Mas deu para ter uma sensação de como aquilo ali com as lagoas todas cheias deve ser lindo demais. A melhor época  para se ir, segundo Cleilson, é de maio a setembro. De dezembro a março é período de chuvas, e eles chamam de "inverno".
Depois que deixamos o carro, fizemos uma caminhada pelos lençóis até a lagoa do peixe, a única cheia nessa época ( a lagoa do peixe nunca seca, pois tem uma nascente embaixo). Um ponto positivo do nosso passeio é que tinha chovido no dia anterior e a areia estava ótima para se caminhar. Depois do banho na lagoa do peixe, voltamos.
Paramos em uma tenda de artesanato perto de onde se faz a travessia de balsa e compramos uns jogos-americanos lindos.  Depois passamos no nosso hotel, onde mesmo depois de termos feito check out eles nos deixaram tomar banho, pois  tem um vestiário bem direitinho.
Almoçamos em um restaurante na beira-rio com comida self-service no almoço, O Marina Tropical. Comidinha bem saborosa. Ainda ganhamos uma prova de Tiquira, a cachaça típica, feita de mandioca.
Nos despedimos de barreirinhas,e seguimos em direção a São Luís. Mas é um até breve, porque voltaremos para ver esses lençóis transbordando de água! Hahaha!
Na estrada, compramos Mangaba. Quando Marcelo perguntou a menininha que vendia na estrada como se comia, ela respondeu com toda a simplicidade do mundo: " É só enfiar na boca, moço."
Certíssima, oras! hahaha! Não curti a Mangaba não, mas sou suspeita com frutas né...
Chegamos mais uma vez em São Luís, demos uma volta no centro histórico para Victor conhecer, e deixamos as nossas coisas no nosso hotel. Dessa vez estamos no Premier Hotel. Bem maneirinho.
Jantamos mais uma vez no Cabana do sol, para Victor provar a carne de sol deliciosa... Bom demais!

Lençóis maranhenses

Lagoa do peixe

Já  mais uma vez em São Luis, no centro histórico
Brindando no Cabana do sol, o noivado de carol e joão